1954-1972 - "Onde tudo começou – Grécia"
Em Kalamata, na costa do Mediterrâneo, Yanni nasceu em 1954 filho de Sotiri e Felitsa Chryssomallis. O segundo de três filhos, Yanni tem um irmão mais velho e uma irmã mais nova. Compartilhando um profundo amor pela música, a família costumava passar grande parte de seu tempo tocando e cantando junta.
Seus pais lhe proporcionaram uma vida tipicamente grega. Yanni cresceu pescando, nadando, e indo à escola como qualquer outro garoto em sua cidade, com uma exceção: Yanni nasceu para compor música. Começou a tocar piano aos seis anos, mas se recusou a estudar piano formal. Quando criança, Yanni ouvia a música em sua cabeça e simplesmente queria ouví-la sair do piano também. Portanto ele precisava aprender a tocar para que isso acontecesse. Ele sentia uma certa liberdade com as teclas que poderia ter sido esmagada sob o peso de um aprendizado mais estruturado.
A música não era o único talento de Yanni. Em 1969, aos 14 anos, Yanni quebrou o recorde nacional grego de 50 metros nado livre de natação para homens. Embora pudesse ter prosseguido nessa habilidade, optou por percorrer um caminho diferente, algo que acabou levando-o a partilhar o seu dom musical com o mundo.
Sua infância na Grécia, e o amor por seu país natal deram a Yanni sua inspiração para compor canções como "Santorini", "Nostalgia" e "Acroyali".
1973-1976 - "O segundo começo - Estados Unidos"
Em 1972, incentivado por seus pais, Yanni deixou sua terra natal para estudar na Universidade de Minnesota. Em meio aos estudos, tocou em bandas locais de rock´n roll e começou a desenvolver seu estilo musical pessoal fazendo uso de piano e teclados eletrônicos para criar novos sons.
Apesar de uma nova cultura, um novo clima, e uma nova linguagem, Yanni se formou na Universidade de Minnesota em 1976, com o grau de Bacharel em Psicologia. Após a formatura, decidiu dedicar à música 100% do seu esforço por um ano. Ele precisava entender melhor a força motriz artística que tinha sido uma parte tão grande da sua infância. Foi durante este ano que ele escolheu por fazer da música a sua vocação.
1977-1984 - “Rock and Roll - The Chameleon Days "
Yanni tocava teclado para o Chameleon, uma banda de rock and roll que se tornou conhecida nas cidades de Minneapolis e St. Paul. Estimulado pelo sucesso, “Chameleon” iniciou uma turnê regional por Minnesota, Wisconsin, Chicago, Iowa e Dakota. Eles também produziram dois álbuns de forma independente durante este tempo.
Até aquele momento Yanni sabia que seu futuro seria a música, e ele usou sua experiência com teclados eletrônicos para começar a criar suas próprias composições. "Optimystique", seu primeiro álbum solo, foi lançado de forma independente em 1980.
1985-1990 - "Yanni – Por conta própria"
Yanni concentradamente continuou a perseguir a sua paixão pela música. Explorou o mundo da música eletrônica, novos sons e instrumentos, e composição. Esta foi uma época muito produtiva para Yanni. Ele lançou dois álbuns e trabalhou em um terceiro antes de se mudar para Hollywood, a capital da indústria cinematográfica, onde gravou quatro trilhas sonoras de filmes e lançou três outros álbuns. Ele também relançou seu álbum “Optimystique".
Em 1990, o Dallas Symphony Orchestra acompanhou Yanni em concerto, acrescentando uma nova dimensão ao seu estilo único e um prelúdio do que estaria por vir.
1991-1993 - “A época em Los Angeles"
Yanni estava constantemente experimentando e compondo – dando a um número crescente de fãs músicas novas a cada ano. O álbum "In Celebration of Life", foi lançado em 1991, "Dare to Dream", em 1992, e "In My Time" em 1993. E, como se isso não fosse o suficiente para mantê-lo ocupado, Yanni fez turnês em cada um desses três anos. Recebeu indicações para o Grammy por "Dare to Dream" e "In My Time", onde a coleção de peças serenas para piano o levou a vender mais de um milhão de cópias. Cada ano trazia uma turnê mais extensa, espaços maiores e um maior número de fãs. Yanni escolhia a dedo os integrantes da banda que iria acompanhá-lo em suas viagens e, finalmente, adicionou uma orquestra sinfônica inteira.
1993-1995 - "O ciclo se completa - Yanni Live at the Acropolis"
Yanni sai em turnê internacional pela primeira vez, apresentando a sua música ao vivo em alguns locais mundialmente famosos, tais como o Templo Toji, em Quioto, Japão, Royal Albert Hall em Londres, e na Acrópole, em sua terra natal, a Grécia.
Yanni, Live at the Acropolis foi filmado em 23 de setembro de 1993 em Atenas, no Herodes Atticus Theater de 2000 anos de idade e marcou um retorno triunfal à sua terra natal. O concerto foi posteriormente transmitido nos Estados Unidos pela PBS, tornando Yanni um dos principais angariadores de fundos de todos os tempos, e ao redor do mundo, onde foi visto em 65 países por mais de um bilhão de telespectadores.
O álbum vendeu mais de 7 milhões de cópias, enquanto o vídeo já vendeu 1 milhão de cópias, tornando-se um dos vídeos mais vendidos de todos os tempos. Yanni tem continuado a prestar um grande apoio para a PBS e também apareceu em diversos especiais de TV, como ‘Uma Década de Excelência’, que inclui partes de Yanni Live at the Acropolis, Yanni Live at the Royal Albert Hall e Tribute.
1996-1998 - "A jornada global – Turnê mundial de Tribute"
Yanni persegue o maior desafio de sua carreira - tornar-se o primeiro artista ocidental a se apresentar, tanto no Taj Mahal, da Índia quanto na Cidade Proibida, na China. Ambos locais apresentavam obstáculos únicos e difíceis, porém mais uma vez a persistência e paciência de Yanni foram compensadas pelos shows de grande sucesso. O álbum "Tribute" foi lançado no outono de 1997 com grande parte das músicas compostas com esses dois locais em mente. O vídeo da música de Yanni, terceiro em formato longo, também intitulado Tribute, foi filmado durante estes dois eventos. O resultado foi uma combinação excepcional de músicos extraordinários, vistas inspiradoras, e um movimento inconteste da paz mundial e harmonia, todos reunidos pela visão de um único artista. O especial foi visto por uma audiência de cerca de 250 milhões de pessoas. Em conjunto com o seu desempenho Yanni doou a renda do show para ajudar na preservação o Taj Mahal.
Em paralelo com o lançamento de "Tribute", Yanni embarcou em busca de seu recorde em uma turnê de nove meses em mais de 100 cidades. Com início na Cidade do México, Yanni tornou-se o primeiro artista estrangeiro a esgotar cinco shows consecutivos no Auditório Nacionale. O momento continuava com Yanni tocando em 10 shows consecutivos com ingressos esgotados no Radio City Music Hall, em Nova York, o que não acontecia desde1993. A turnê "Tribute" foi a turnê mais vendida durante o primeiro semestre de 1998, e ficou em 2º lugar naquele ano inteiro.
1998-2000 - "If I Could Tell You"
Seu primeiro álbum de estúdio em sete anos, "If I Could Tell You" foi lançado em 2000, após dois anos sabáticos. Foi um trabalho muito pessoal e introspectivo, retirando alguns dos elementos de grandiosidade encontrados em seus álbuns anteriores. A mudança de direção não foi menos inspiradora, mas refletiam as mudanças na sua vida pessoal, bem como uma mudança para a costa leste dos EUA e um vislumbre do coração de Yanni.
2000-2005 - "Ethnicity"
Em fevereiro de 2003, Yanni lança “Ethnicity”, seu 13 º álbum. O álbum sinalizou uma outra mudança na direção criativa e provou ser um prenúncio do que estaria por vir. Yanni, mais uma vez explorou os sons sinfônicos poderosos que marcaram algumas de suas obras anteriores, e também incorporou texturas mais exóticas. O álbum contou com uma série de diferentes instrumentos, como um didgeridoo australiano, um violino celta, e um duduk armênio e uma tabla indiana, bem como uma variedade de vozes humanas, sob a forma de solos de árias, os cânticos grupais e até mesmo em letras, uma rara partida para o instrumentista. No mesmo ano também viu a publicação da sua autobiografia , “Yanni in Words", um best-seller de acordo com o jornal “The New York Times”. É um olhar reflexivo para os desafios, lições, sonhos e obstáculos na vida de Yanni.
Em novembro de 2004, logo após o lançamento de seu livro, Yanni realizou uma turnê norte-americana sem precedentes. A turnê começou no Mandalay Bay Hotel & Resort em Las Vegas, estado de Nevada. O evento foi gravado e filmado para o que viria a ser o primeiro CD ao vivo desde Yanni Tribute: “2006's Yanni Live! the Concert Event”. A enorme turnê incluiu quase 150 shows, com mais de 1 milhão de fãs, tornando-se, segundo a revista Billboard, as maiores bilheterias nos últimos três anos consecutivos.
2006-2009 - " Yanni Voices"
Depois de um tempo de reflexão, Yanni tenta uma outra direção. Yanni explica: "Eu sempre vou fazer música instrumental, mas agora eu estou apenas tentando expandir meus horizontes e abrir as portas para algum talento incrível que possa dar voz e letras ao meu trabalho."
Yanni está falando da Yanni-Wake Entertainment, sua empresa recém-formada com o colega, produtor vencedor do Oscar e compositor, Ric Wake. Esta empresa emocionante não só vai continuar a criar músicas soberbas, mas também desenvolver novos artistas talentosos, compor música para filmes e se envolver na produção de cinema e televisão. A Yanni-Wake Entertainment assinou contratos com Nathan Pacheco, Chloe, Ender Thomas e Leslie Mills.
Sua turnê mais recente, Yanni Voices: Live in Concert, em 2009 foi um grande sucesso. Em turnê por toda América do Norte com shows esgotados, incluindo o Radio City Music Hall e casas lotadas por todo o México. A turnê foi indicada ao prêmio Lunas del Auditorio e deu apoio ao lançamento do Yanni Voces (CD) e Yanni Voices (CD).
Yanni Voces alcançou o 1º lugar no México na categoria Pop Charts e 2º lugar sobre todas as categorias nas paradas musicais mexicanas. Um recente lançamento em DVD do Yanni Voices: Live in Concert alcançou o número 1 na Amazon.com, na lista dos mais vendidos na primeira semana de vendas e foi um sucesso de angariação de fundos para a PBS.
Em sua nova direção, Yanni diz: "Eu estou em busca da próxima fase da minha evolução. Tendo tantos anos dedicados a esta arte, eu sinto a obrigação de mantê-lo, ou pelo menos continuar a desenvolver-me. Não há regras. É tão emocionante. E vamos surpreender as pessoas. Fique atento. Para fazer as coisas acontecem na vida, você tem que ter fé e paixão. Agora é o melhor momento da minha vida. "
2010 - “A tão aguardada turnê na América do Sul”
Finalmente em Setembro de 2010 Yanni inicia uma turnê pela América do Sul, com shows no Chile, Argentina e no Brasil. Todos os shows tiveram lotação esgotada e Yanni e sua maravilhosa orquestra tiveram a oportunidade de apreciar e sentir de perto todo o carinho e dedicação dos fãs que esperaram muitos anos por esta oportunidade. Tal sucesso irá se repetir certamente em 2011, ano em que Yanni prometeu retornar a estes países no segundo semestre do ano. Os fãs garantem novamente lotar todas as apresentações. Esperem e verão!
Tempo Presente
Existem ainda muitos acontecimentos interessantes pela frente para Yanni.
Acessem: www.Yanni.com para maiores detalhes sobre shows e novas músicas.
|